Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Primeira vez no ginecologista!


697887
Em homenagem à Liah, que sabe que precisa ir ao ginecologista, mas não sabe bem por onde começar, segue uma lista com todas as respostas que uma menina precisa ter antes de marcar a sua primeira consulta:
Como dizer para minha mãe que eu preciso ir ao médico sem falar que quero transar?
Essa é simples: diga que você leu aqui no blog que toda menina que já ficou menstruada tem que ir ao ginecologista para ver se está tudo bem e que você é a única das suas amigas que ainda não foi. Se sua mãe for muito cabeça dura, apele: fale que o seu fluxo está muito forte ou desregulado

Como escolher o médico?

O mais comum é que você vá no da sua mãe, mas você também pode ir no de uma amiga. O importante é que você se identifique com ele. Leve um questionário com todas, todas!, as suas dúvidas. Repare como você se sente na hora de fazer as perguntas e que tipo de resposta ele dá. Se chegar ao fim da conversa mais tranqüila do que entrou, fez uma boa escolha.
E se eu não quiser que a minha mãe entre comigo?
Diga que ir ao médico sozinha é um desafio pessoal – ela vai entender o recado. Senão, pergunte ao médico, na frente da sua mãe, se ela precisa te acompanhar. Ele vai te ajudar a resolver a situação.
O que ele vai perguntar?
Todo o necessário para fazer sua ficha. E, sim, isso inclui a pergunta sobre a sua vida sexual. Responda com a mesma naturalidade que ele perguntou – lembre-se que esse tipo de conversa é rotina em um consultório ginecológico. Agora que você chegou até aqui, não vai mentir ou esconder nada, concorda?
Ele não vai contar tudo para a minha mãe?
O médico tem um pacto de sigilo com você. Deixe claro o que a sua mãe não pode saber e faça dele um aliado: como quem não quer nada, ele pode preparar o terreno para assuntos que você não sabe como conversar com ela.
Que tipo de dúvidas eu posso tirar?
Qualquer uma! O ginecologista é um mix de médico e psicólogo: ele está superacostumado a responder todos os tipos de perguntas. Além das dúvidas básicas sobre corrimento, TPM e ciclo menstrual, você também pode conversar sobre primeira vez, preliminares e qualquer dúvida relacionada a sexo.
Como é o exame?
Primeiro o médico apalpa os seios e a barriga e checa a parte externa da vagina. Depois, ele faz um exame de toque interno, para conferir seu útero e ovários. Também é preciso analisar o canal vaginal e fazer o papanicolau – um exame importante para detectar a presença do HPV. Peça para ele explicar cada passo do exame, assim você vai ficar mais tranqüila.
E se eu for virgem?
Você fica livre do exame interno. Se estiver muito nervosa, pode combinar de ficar só na conversa e deixar o exame para a próxima consulta (isso também vale para quem já transou).
No começo, pode parecer meio estranho, mas uma visita ao ginecologista vai te deixar muito mais segura e confiante. Aos poucos, vai virar rotina: você não vai de tempos e tempos no oftalmologista? Então, a lógica é a mesma!

Comente!
Minha Vida Complicada *_*

Nenhum comentário:

Postar um comentário